domingo, janeiro 02, 2005

Conversas de Circunstância

Circunstância, s.f, particularidade que acompanha um facto; acidente; caso; condição; requisito; motivo, advém da palavra em Latim Circumstantia.
Assim sendo, e tendo em consideração o seu significado, debruçamo-nos sobre a seguinte frase: Conversa de elevador é uma conversa de circunstância. Ou então: Que merda de conversa de circunstância.
Pelo processo de agregação, e analisando a fonética da mesma, repartimos a sua sintaxe pelo significado anteriormente compreendida pela congénere em Latim. Ou seja, a proposição: Conversa de elevador é uma conversa de circunstância, ficava decomposta do seguinte modo: Conversa de elevador é uma conversa, cuja particularidade, intrínseca à mesma, acompanha um facto ou acção. Facto ou acção, que brota, aquando do início da correspondente conversa.
Portanto, posto isto, passo a relatar a conversa de circunstância que assisti acompanhado pelos primeiros raios solares.

Passageiro (para o Revisor): Olá como está?
Revisor da Carris: Bem Obrigado…O tempo vai passando, vai passando.
Passageiro (enquanto o revisor oblitera o seu bilhete): Pois é…o tempo passa-se.

E mais não disseram… Afastaram-se nervosamente, e num ápice, e estupefacto por tal troca de sílabas, registo a mesma no meu telemóvel, enquanto crio uma nota mental, com o intuito de uma dia dissecar sobre isto.
E portanto, um dia que estejam no elevador com o vizinho do 3º esq, não tenham qualquer receio de gritar em alto e bom som: Então e este tempo hein……?!
Servem para isso meus amigos, para as circunstâncias!

Rabbit