sábado, dezembro 11, 2004

Madredeus

Haja o que houver
eu estou aqui
haja o que houver
espero por ti
Volta no vento
Ó meu amor
Volta depressa
por favor
Há quanto tempo já esqueci
Porque fiquei
longe de ti
Cada momento
é pior
Volta no vento
por favor

Eu sei, eu sei
Quem és para mim
Haja o que houver
volta para mim

Anteontem, convidado por um amigo meu(Obrigado Canina), fui assistir gratuitamente ao concerto dos Madredeus. Conhecia pouco, o normal para o comum dos mortais. Que a Teresa Salgueiro tem uma voz espantosa, todos sabemos. Que a fama deles atravessa fronteiras, também não é novidade. Digo vos aqui e agora, que é uma experiência de vida única.
Pode até haver um certo exagero nestas palavras, mas estamos perante a maior exportação da música portuguesa desde de Amália Rodrigues.
São sem dúvida um icon do nosso tempo.
Um grupo rico na sua essência, na forma como revolucionou pacificamente a música portuguesa, apostando sem medos e receios num produto nacional, num formato singular, português…só nosso.
São uma prova viva que quando o produto é bom, quando tiver por base algo genuinamente português, único, somos capazes de competir nos mercados mais ferozes e competitivos.
Quanto ao ponto alto do concerto, diria que foi sem dúvida o Haja o que Houver cantarolado timidamente por alguns milhares, enquanto a Teresa Salgueiro encorajava a participação de toda a plateia.
Foi um momento marcante, a sua consagração aos meus olhos, a vénia mais que devida. Foi bonito ver que pelo menos existem uns tantos Tugas com os Madredeus na voz.
Já que não podemos assistir aos golos do Eusébio, à voz da Amália, às peripécias do Vasco Santana ou mesmo ao brilhantismo da Rosa Mota.
Vamos ler Saramago, ouvir Madredeus, Mariza, deliciarmo-nos com as fintas do Cristiano Ronaldo, ver exposições da Paula Rêgo. Enfim…vamos viver, e regozijar a nossa cultura. Parte de nós, projectar o que de melhor temos, para que todo o mundo tenha o mesmo privilégio.

Rabbit

1 Comments:

  • gosto muito de Madredeus especialmente da voz da Teresa Salgueiro. vou ver Paula Rego este fim de semana. ah pois é!

    By Blogger trintapermanente, at 7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home