terça-feira, novembro 16, 2004

Robocop do trânsito

Terça-Feira, largo o comboio e apanho uma burra no carro do Gonças. Vai-se bem…estofos em pele, cabine insonorizada…óptimo para uma boa soneca, para me recompor do sono matinal.
Saímos da minha rua e conferenciamos sobre a escolha acertada do caminho mais rápido, de acordo com as previsões de trânsito recolhidas durante os nossos afazeres matinais. Árvores de decisão foram criadas, fórmulas matemáticas postas em discussão, e optámos então pela A5, contrariando a opção habitual da Av. Marginal.
Nesta altura, estamos mesmo convictos que vamos enganar meio mundo.
Que somos mais espertos que dezenas de milhares pessoas da linha de cascais e arredores.
Que o nosso caminho é único e que mais ninguém pensou nele. É ridículo, mas acontece com todos nós.
Até tentamos apressar a marcha, para não sermos vistos, receando que todos tenham a mesma ideia.
E porquê? Porque temos acesso à informação privilegiada de trânsito dos canais de TV e estações de rádio. Só nosso…ou talvez não?
Se ocorreu um acidente na A5, todos os mémés (ovelhas para quem não percebeu) entopem a Marginal, se for na Marginal todos pela A5, se for em ambos…Estádio Nacional aqui vamos nós. Quem é da zona percebe do que falo. Muitas vezes a zona do sinistro, é aquela que menos trânsito tem. Acreditem que acontece.
Porque não criar um novo conceito de informação de trânsito. Onde houver acidente, então é nesse sentido que o inside information deveria ir.
Do tipo: “Bom dia. O trânsito pela A5, sentido Cascais-Lisboa encontram-se com graves problemas de fluidez, pelo acidente entre uma viatura ligeira e um pesado, por isso aconselhamos percursos alternativos como a Av. Marginal... (Locutor faz uma pausa) Ou não!” ;) !!!
E desse modo foges ao trânsito, indo em sentido contrário à de toda a população.
O que me irrita até a medula é o facto de as notícias de trânsito assemelharem-se ao Boletim meteorológico. Nunca acertam!!
Os gajos da rádio devem ter uns quantos relatórios de trânsito espalhados pela mesa. Pegam num ao calha (tipo da semana anterior) e transmitem a informação. Como está sempre tudo tão entupido, a margem de erro é mínima!
Só faltava estarmos de óculos de sol, num dia lindo como o de hoje, na nossa viatura, marginal fora quando um certo iluminado nos comunica: “ Pede-se a máxima prudência aos condutores, que circulam na A5, pelas fortes chuvadas que se fazem sentir. Informamos ainda que o troço ao km 34 encontra-se alagada e o piso em mau estado.”
Outra merda em que ando a desconfiar, são as imagens que passam na SIC Notícias do estado do trânsito…hão de reparar que os automóveis são sempre os mesmos…dia após dia. Eles têm é mais cuidado, e têm duas cassetes: A do dia de sol, e a do dia de chuva.
Amigos condutores…andamos a ser enganados!
Mas o Robocop do trânsito chegou para vos alertar.

Rabbit

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home