quarta-feira, novembro 03, 2004

RTP Sessions_I

Na onda da comunicação audiovisual, bla bla bla...emito directamente da RTP, neste chuvoso e merdoso mês de Novembro. Emito, não de forma radiofónica nem televisiva, mas sim no mundo da blogosfera. Faço o apenas porque:
1-O meu blog tem um auditorium mais selecto.
2- Manifesto total desconhecimento na arte de construir uma rádio pirata, apesar das palavras de incentivo por parte do Nuno Markl, cuja figura cruzou acidentalmente (ou talvez não) com a minha pelos corredores da Antena3, paredes meias com o meu gabinete...sim gabinete (Que eu saiba, mesmo que tenha mais de três pessoas, continua a merecer a designação de gabinete.)
3- O gato fedorento , só inicia gravações em Janeiro.
Continuando…ele viu me, não o Markl, mas desta feita o Fernando Alvim, e diz-me:
Nuno… és tu? … Não acredito, por aqui? (com aquele ar meio aparvalhado, como quem acabou de descobrir a utilidade de um champô…).
Olhei em redor, e pensei por momentos…pensei que se tratava da Sílvia (sim, a Sílvia Alberto dos Ídolos), com uma voz meio engripada após uma noite no Lux. mas não…era o chato do Alvim.
Eu: Então Capitão (… para os amigos), como é, tudo bem?
Ele abraça me efusivamente. Continua humilde….
Ele: Tudo na boa…vou para a Ar agora. Prova Oral.
…E riu se infantilmente...Deve fazer esta merda de programa há uns 2 anos, e cada vez que diz Prova oral, seus olhos cintilam, recordando me dos tempos que folheávamos a Playboy na sala de aulas do liceu.
Eu: E a Rita (Rita Mendes, aquela bruta dos caracóis do Portugal Radical e Curto Circuito) está boa? Manda lhe um beijo meu… e pede lhe desculpa por não ter devolvido as chamadas dela… Diz lhe que se esqueceu de um certo acessório lá em casa.
Ele: A Rita já cá não está…mas Tu, Man!!!…Granda maluko..
E pisca me o olho coniventemente, num misto de admiração e ciúme.
Ele: Que fazes aqui? Vens ver a Sílvia?
Eu: Não man…em trabalho…Não digas à Sílvia que cá estou! Preciso de respirar um pouco (o que as mulheres nos fazem). Na verdade, estou a auditar o sistema Informático da RTP, mais ao nível dos controles aplicacionais e de monitorização do módulo financeiro.
Senti que, com esta declaração estava a atingir um nervo, um ponto delicado.
Ele: Ehhhhhhhh…Auditoria Informática… Quem me dera!!!
Lia-se tristeza no olhar…frustração de não ter sido aquilo que sempre sonhara, acabando como locutor de uma emissora estatal. A tristeza apoderou-se da sua face, da sua postura… estava combalido.
Tentei fazê-lo ver que a rádio, algumas aparições em TV, a exposição pública, e reconhecimento de uma nação, eram coisas positivas a que se podia agarrar.
Sorriu… pouco convencido. A lágrima, escorria lhe pela face, enquanto olhava para o meu bloco de papel da PricewaterhouseCoopers.
Eu: Alvim, man...não fiques assim. Eu trago te um igual para a semana.
Senti que isto o sossegou de certa forma. Adverti-o para a hora….
Eu: Maluko tenho que ir. Prometi ao Zé (José Rodrigo dos Santos), um almoço. Acho que ele quer discutir comigo a politica editorial da RTP. Quer que eu convença o Marcelo a aceitar a sua proposta.
Despedimo-nos com outro abraço…
Vejo a Maria Vasconcelos...Sopro lhe um beijo e volto para o meu gabinete…o trabalho espera me!
Ossos do Oficio!

PS – Para aqueles que acham aeróbica uma seca. Aconselho vivamente um dos melhores videoclips de sempre. Fiquei estupefacto.
Eric Prydz_Call on me

Rabbit