terça-feira, abril 12, 2005

O meu cabelo!

Caros amigos, amigas, leitores e assinantes do Take a Rabbit Home.
Recentemente, tenho vivido um dilema quase diário no que toca à minha imagem.
Não que ande descontente, mas porque sinto que é uma altura ideal para tais experiências.
Diria mesmo que esta situação tem me atormentado frequentemente, normalmente ao acordar ou em dias de muito vento.
Falo-vos do meu cabelo. Sim essa coisa sem jeito que habita o meu couro cabeludo.
Encontro-me numa fase, onde na ausência de preocupações de maior, procuro desvendar novos Eus, suportados na infinidade de formas de aprumar os milhares de filamentos que compõem o tufo no cima da minha cabeça.
Foi então que decidi, que iria deixar crescer o cabelo. Para mim este conceito, significa o crescimento na ordem dos 10 a 15 cm. Já que durante longos anos, a disciplina era de ferro, e os pequenotes jamais ousariam atingir os 3, 4 cm.

Voltando ao dilema…Ela existe, sobretudo pela intensa manifestação popular verificada nas últimas semanas.
O Referendo espontâneo dividia-se em:
Sim – Gosto dessa trunfa maravilhosa.
Não – Não gosto nada desse embrenhado capilar.
Os activistas, defensores do Sim, defendem a preservação dos caracóis rebeldes, argumentando que a densidade e consistência dos mesmos, confere-me um ar mais maduro.
Para efeitos estatísticos, acrescento que do rol dos que apoiam o Sim, 95% são da minha família. Entre avós, irmã, mãe e tias, todas cobiçam e revêem-se num cabelo lustroso que em tempos (largos) já foi seu. No fundo, todos desejamos aquilo que jamais poderemos ter.
Os reaccionários do Não, adversos à mudança, defendem o corte radical, limitando qualquer criatividade do intenso brilho reflectido de quando em vez pela vizinhança de cima. Sem por em causa, a real preocupação que nutrem por mim, as palavras de ordem são bradadas em alto e bom som:
“Pareces um maluco com esse cabelo!”
“O que se passa com essa merda…”
“Estás com o ar de alucinado!”
Muitas vezes, e utilizando o silencio como arma poderosa que é, o olhar esquiva-se em direcção à minha testa, para depois de alojar no meu ninho. E nesses segundos…Julgam-me. Eu sei que sim. De que estarão a pensar, só Deus Sabe.

A minha opinião, se é que ela conta, atesta que me gosto de ver com o cabelo, curto, rapado.
Quando me vejo ao espelho, imagino-me o Bruce Willis saído directamente do filme Die Hard 2, impelido de um avião em chamas, pondo a salvo centenas de vidas. Partilho aquela imagem de herói austero, coberto de cicatrizes, espelho de uma vida de combate e heroicidades…
Desafio alguém a lembrar-se de algum herói dos filmes de acção, cujo arranjo capilar baseava-se em longos caracóis, tufos desajeitados ou mesmo um cabelo à Rob Lowe dos anos 80 (Sansão e Conan não contam).
Para além deste argumento de peso, relembro que o cabelo rapado é um corte leve, higiénico, fresco e que acompanha suavemente a bonita esfera esboçada pela minha cabeça.
Contudo, isto é meu projecto de vida, e ao voltar ao corte antigo, estaria a pôr fim a meses de sacrifício e projecções artísticas do resultado final.
Seria mais uma Santanice, mais um projecto deixado a meio...sem resultados palpáveis de que me poderia orgulhar.
O dilema é grande e peço a vossa ajuda.

7 Comments:

  • Nem santanices, nem heroísmos austeros... qto a mim devias cortar, mas não rapar, lá para os lados do bairro alto. Com a vantagem de poderes partilhar conhecimento e técnica.. para futuras experiências em cabeças alheias!

    By Anonymous Anónimo, at 5:37 da tarde  

  • N cortes... mas quem sou eu, né?lol

    By Blogger Rita, at 12:10 da manhã  

  • Duvido da sexualidade de quem se preocupa tanto com o cabelo. Sê homem: rapa isso ou então deixa crescer mas sem dramas.

    By Anonymous Anónimo, at 4:52 da tarde  

  • larga o xanax

    By Anonymous Anónimo, at 2:23 da tarde  

  • bicha maluca, a falar dos caracois

    By Anonymous Anónimo, at 4:15 da tarde  

  • cheira-me a coisa deveras abixanada, falar do cabelo, homem que é homem fala de gajas, de bola e de "mines", não fala do cabelo, de panachés e de guaranás... já para não falar em gajos que bebem yogurtes com bifidus activos!!!

    By Anonymous Anónimo, at 4:17 da tarde  

  • "é dos carecas que elas gostam mais" Acredita...

    By Anonymous Anónimo, at 1:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home