sábado, fevereiro 14, 2004

Dia de São Valentim - Guia para um Homem Apaixonado

Falo vos hoje acompanhado pelo homem que me inspirou neste bela tarde de sol onde os corações latejantes se unem em torno de Fauno. Seu nome: Dude Elias. Passo então a explicar a origem deste dia festivo. Segundo a minha investigação cybercientifica o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.
Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde.
O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs. O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo.
Portanto, percebendo deste modo a origem do dia e a sua essência, passo então à dissecação do Dia de São Valentim: Um guia para homem apaixonado...ou não!. Vinha eu marginal a fora, olhando o infinito com o sol a bater levemente na face, transmitindo me conforto e um sentimento agradável de segurança. Sim...porque este dia também mexe comigo.
A sensação de solidão quando te encontras no meio do trânsito que entretanto se acumulou na marginal, com os passarinhos a passearem as suas passarinhas, com um sorriso de orelha a orelha , de quem vai facturar mais logo, ansiando molhar a jabiroca na batatinha enquanto divide de forma carinhosa a peruca. Mas isto tudo não é de borla, ninguém dá nada a ninguém . Não meus senhores, para ele conseguir dar uma tapa na pêteca, terá que largar 25 € num jantar piroso à luz das velas. Tendo ainda por cima que aturar 50 ke frôs que normalmente infestam esses locais de romaria conjugal. Terá ainda que galanteá-la com juras de amor, massajando lhe o ego sob a forma de lembranças que irão um dia marcar o seu futuro. Qualquer mulher guarda naquela pequena parte do cérebro (Nota de editor: esta porção de massa cinzenta encontra-se mesmo ao lado da parte que processa e arquiva de forma religiosa todas aquelas frases que nunca deveríamos ter dito), todos os artefactos oferecidos e não oferecidos pelos seus mais que tudo.
Portanto, isto é sem dúvida um aspecto a ter muito em conta, onde todo o cuidado é pouco, e onde o mais pequeno erro pode ser fatal. Sim, porque este dia para os homens não é mais que um meio para chegar a um fim...quase garantido ao nascer do sol.
Portanto em jeito de conclusão, existem três coisas fundamentais para passar este dia sem sobressaltos, são elas: Flores, presentes e velas com aromas que lembram os haréns do antigamente. Feito isto, o guru Nuuunes garanto-vos um pentear da macaca, como nunca nenhum episódio do National Geographic já transmitiu.
Por isso, para aquelas loucamente perdidas na luxúria do amor...esta merda sai cara e como qualquer investimento há que sempre haver um bom retorno.
Beijos e Apertos
Rabbit